Uma páscoa sem chocolate

Uma Páscoa sem chocolate

Perguntei esses dias para uma pessoa o que era a Páscoa. A pessoa era sexagenária e estudou em colégio de freiras. Esperava logicamente ter uma resposta exata e bíblica.


A resposta infelizmente me decepcionou. Páscoa atualmente é sinal de comércio de chocolates. É lógico que em um país que a maioria das pessoas tem preguiça de ler, e muitos também não sabem interpretar um texto, teremos vários exemplos de adultos (infelizmente até cristãos) que não conhecem o significado da Páscoa. 

A páscoa que é um feriado tão celebrado neste país, onde a venda de produtos de chocolate mais que quintuplica, mas é de significado pouco conhecido.

A resposta que tive foi que a Páscoa é a Ressurreição de Cristo.
Essa não é a resposta correta, nem coerente, pois se fosse a Ressurreição de Cristo não haveria a possibilidade de Cristo a ter celebrado. Sim! Jesus celebrou a Páscoa! 

vejamos em Lucas 22:7-8
Ora, chegou o dia dos pães ázimos, em que se devia imolar a páscoa;e Jesus enviou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.

Ainda que em última instância a Páscoa pode ser entendida como símbolo de Ressurreição, este modo de vê-la e definí-la é por demais simplista. Portanto, ainda creio que nossa comemoração da Páscoa deve ser a de fazer memória do dia da nossa libertação da escravidão. Porque?

Porque na verdade, a Páscoa foi instituída no Antigo Testamento, descrita em Êxodo 12, na antecipação da décima praga que o Senhor enviaria sobre o Egito. Essa foi a praga derradeira que convenceu Faraó a deixar o povo de Israel ir embora do Egito sob a liderança de Moisés. Foi uma praga de altíssima mortandade que afetou todos os primogênitos dos homens e dos animais daquela terra. 

Os filhos de Israel foram protegidos pelo sinal do Sangue do Cordeiro que eles sacrificaram a tarde, que foi passado nos umbrais das portas donde moravam, e após o sacrifício eles fizeram um assado do cordeiro, e comeram tudo o que puderam dele apressadamente, juntamente com pães asmos (sem fermento) e ervas amargosas. 

Vejamos alguns versos de Êxodo 12:
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4 Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.
5 O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,
6 e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha:
7 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo; a sua cabeça com as suas pernas e com a sua fressura.
10 Nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo.
11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
12 Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor.
13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. :
14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Interessante notarmos que a Páscoa foi comemorada com Churrasco/Assado de carne vermelha e não com Peixe, e o animal utilizado era um Cordeiro ou Cabrito e não um Coelho.

A Páscoa foi então instituída obrigatoriamente como uma comemoração para render Graças à Deus pela Libertação do povo que era escravizado. O Egito além de ser símbolo de escravidão, é símbolo de idolatria com seus vários deuses e de todo o pecado nominável. O Povo de Israel foi liberto desta escravidão e foi levado para uma terra que Deus tinha reservado para eles: A Terra Prometida. 

Atualmente, através de Jesus Cristo, muitas pessoas estão sendo libertas da escravidão do pecado, e guiadas por um Pastor, não como Moisés que não conhecia o Caminho, mas o Sumo-Pastor de nossas almas que nos conduz a pastos verdejantes e a águas tranquilas. Esse Caminho agora é percorrido não com rebeliões como no Deserto, mas com Paz Real! Não a paz que o mundo oferece, mas uma paz verdadeira e interior, plena de liberdade e alegria no espírito. Além de receberem a promessa de vida eterna na presença do Altíssimo, Criador do Universo.

O que livrou o povo de Israel da morte que Deus enviara foi justamente o Sangue do Cordeiro. Este mesmo Sangue HOJE é o que nos purifica de todo o pecado, e assim nos dá livre acesso ao Pai, além de nos garantir a Vida Eterna. Porque Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Vejamos isto nas Escrituras a seguir:

João 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
 1João 1:7 "mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado."
Efésio 2:18 "porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito."
João 6:53-56 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.


Foi na ceia de Páscoa que Jesus revelou quem o trairia, e também estabeleceu a ordenança que para nós cristãos tornar-se-ia a Nova e Verdadeira Páscoa: A Ceia do Senhor.
A Ceia por sua vez, era o símbolo da Nova Aliança no Sangue do Cordeiro de Deus, que purifica de todo o pecado. E devemos celebrar a Ceia em memória d'Ele e anunciando Sua morte, até que Ele venha, como está escrito em 1Coríntios 9:25-26:

Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
Jesus Cristo é a nossa Páscoa, ontem, hoje e eternamente!

1Coríntios 5:7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Hebreus 13:8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. 

 
 Louvado seja o Criador de todas as coisas... inclusive do cacau! ;)



Dedico esta postagem a duas grandes e especiais amigas e irmãs em Cristo, 
Cibele e Aruane.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário